• PROINTEC PROGRAMA MUNICIPAL DE INOVAÇÃO DE SANTA RITA DO SAPUCAÍ MG


  • SANTA RITA DO SAPUCAÍ


    UMA CIDADE QUE TEM TRADIÇÃO EM INOVAR

  • CONDOMÍNIO MUNICIPAL DE EMPRESAS


    15 MIL M² DE ÁREA CONSTRUÍDA, COM LOCALIZAÇÃO CENTRAL E FÁCIL ACESSO

     

  • ESPAÇO DE COWORKING


    UM AMBIENTE DE INTERAÇÃO PARA EMPRESAS QUE USAM CRIATIVIDADE COMO BASE DE SEUS NEGÓCIOS

  • ÁREA INTERNA DA INCUBADORA


    2000 MIL M² DISPONÍVEIS PARA STARTUPS, INFRAESTRUTURA CONSTRUÍDA COM ESPECIFICAÇÕES DA ANVISA E ADAPTADAS AO MAPA - MINISTÉRIO DA AGRICULTURA

PROINTEC

Programa Municipal de Inovação de Santa Rita do Sapucaí

O PROINTEC é o programa municipal de inovação, por onde se desenvolvem as seguintes ações:

- a incubação de empresas e projetos de base tecnológica;
- a incubação avançada de empresas;
- o apoio a empresas de economia criativa;
- o incentivo à pesquisa científica e tecnológica;
- o prêmio municipal de inovação;
- o apoio às feiras tecnológicas e;
- o apoio à criatividade

Além do PROINTEC, no âmbito da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Indústria e Comércio, é mantido também o Programa Municipal de Incentivo à Atração de Empreendimentos e Expansão de Empresas existentes no município.

SOBRE SANTA RITA DO SAPUCAÍ

Conhecida como O Vale da Eletrônica, Santa Rita do Sapucaí é uma pequena cidade do sul de Minas Gerais que tem pouco mais de 40 mil habitantes.  Sua localização é estratégica por estar entre o principal eixo econômico do país, composto por Belo Horizonte, São Paulo e Rio da Janeiro. Tendo a inovação como tradição, identificamos alguns empreendedores que contribuíram para essa trajetória, como Luzia Rennó Moreira, conhecida como Dona Sinhá, uma mulher visionária à frente do seu tempo que acreditava que o futuro da humanidade estaria relacionado à eletrônica e, portanto, decidiu fundar a Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa, a primeira escola de formação técnica em eletrônica da América Latina. Prof. José Nogueira Leite,  que acreditava na expansão das telecomunicações no país,  foi o um dos fundadores do Instituto Nacional de Telecomunicações-INATEL. Prefeito Paulo Frederico de Toledo que girou a tríplice hélice santarritense (interação governo - empresas - instituições acadêmicas) e criou a marca "O Vale da Eletrônica”. Por fim, em 2013, idealizado pelo poeta, professor e atual prefeito, Wander Wilson Chaves, criou o festival "Cidade Criativa, Cidade Feliz", uma rede colaborativa do poder público com a sociedade civil que identificou 4 forças locais: empreendedorismo, inovação, ética e cidadania como pilares para a geração de novas ideias e novos saberes.

Parceiros

  • ANPROTEC
  • BDMG
  • CNPQ
  • ETE FMC
  • FAI
  • FAPEMIG
  • FIEMG
  • FINEP
  • INATEL
  • RMI
  • SEBRAE
  • ASSOCIAÇÃO INDUSTRIAL DE SANTA RITA DO SAPUCAÍ
  • CIDADE CRIATIVA CIDADE FELIZ
  • PREFEITURA SANTA RITA DO SAPUCAÍ

Mapa de inovação

Cadastre sua empresa

facebook
linkedin
instagram
twitter
whatsapp
youtube

CME - O Condomínio

Com o intuito de proporcionar maior apoio às pequenas e médias empresas do Município, a Prefeitura Municipal, através do PROINTEC, instituiu e implementou a fase de Incubação Avançada de Empresas, criando um ambiente de pós-incubação no Condomínio Municipal de Empresas “Ruy Brandão”, o CME. Com uma área total de 27.000 m² e área construída de 15.500 m², o CME foi criado com o objetivo de fomento à instalação de indústrias e à geração de empregos e renda no Município. Conta com galpões industriais com áreas de 240 a 2.600 m², que abrigam empresas de base tecnológica das áreas de eletrônica industrial, eletrotécnica, desenvolvimento de softwares, telecomunicações, mecânica de precisão e empresas de apoio à suas atividades, como embalagens, ferramentaria e injeção de termoplásticos. São empresas criadas no próprio Município e também empresas atraídas pelo Programa de Atração de Novos Empreendimentos da Prefeitura. O CME abriga atualmente em sua área 14 empresas, sendo quatro delas oriundas de Incubadoras do Município. A Administração atual, através de convênio firmado com a SECTES - Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, está implementando a total recuperação do espaço existente, com a reforma e urbanização de suas áreas, inclusive no aspecto de acessibilidade para portadores de necessidades especiais. O conjunto de empresas instaladas no CME produziu um faturamento da ordem de 80 milhões de reais em 2010, gerando 490 empregos diretos e mais de 200 empregos indiretos, fruto de sua perfeita interação com o APL (Arranjo Produtivo Local) Eletroeletrônico de Santa Rita do Sapucaí. Com sua incorporação ao PROINTEC em 2008, o CME passou a ter participação ativa no Programa de Incubação Avançada, possibilitando às empresas nele instaladas maior apoio por parte da Administração Municipal e acesso ao universo de pesquisa e desenvolvimento tão presentes em um ambiente de incubação. Após esta inclusão foi aberto um espaço para que as empresas incubadas continuem a contar com o apoio do PROINTEC após sua graduação, visando seu fortalecimento comercial.

 

 Vantagens

- Localização privilegiada
- Interação com as demais empresas do PROINTEC e com o Arranjo Produtivo Local 
- Custos reduzidos pelo baixo valor da taxa de ocupação do espaço público
- Desconto de 50% no valor da taxa de uso das áreas comuns, como auditórios, laboratório, salas de treinamento e reuniões.

 

Instalações

- 15.500 m² de área construída, distribuída em blocos de 240 m² até 2600 m².
- Infraestrutura de Combate a Incêndio e Pânico.

 

Casa do empreendedor

Orientar, simplificar, centralizar. Esse é nosso trabalho!

A Casa do Empreendedor do Vale da Eletrônica (CEVE) reúne em um só lugar informações de diversos setores econômicos e oferece orientações de natureza legal, restrições e exigências relativas ao tipo de negócio, orientações para acesso ao crédito e também orientações consultivas em gestão de negócios. O Empreendedor Individual (EI), a Microempresa (ME) e a Empresa de Pequeno Porte (EPP) têm tratamento diferenciado nas Legislações Federal e estadual. Através dos serviços do Sistema MinasFácil e do Portal do Emprendedor, a CEVE é responsável pela integração e troca de informações entre os Empreendedores e o Poder Público nas esferas Municipal, Estadual e Federal, nos processos de abertura, alteração e encerramento de atividades de uma empresa.

Orientação para identificação da oportunidade

É necessário saber se a empresa que você quer montar é uma boa oportunidade de negócio. É importante traçar um Plano de Negócios, realizar um estudo de mercado e avaliar a disponibilidade de recursos financeiros.

Informações de natureza administrativa, mercadológica, de gestão de pessoas e de produção

O banco de dados da CEVE possui informações do segmento industrial e comercial do município, quantidade de mão-de-obra qualificada anualmente e informações de cursos, capacitações e treinamentos existentes junto a seus parceiros.

Orientação para acesso ao crédito

Informações sobre linhas de crédito existentes para Empreendedores Individuais (EI), Microempresa (ME) e Empresa de Pequeno Porte (EPP).

Verificação de documentação necessária para formalização

Antes de iniciar o processo de formalização, toda a documentação é verificada de forma a evitar transtornos.

Acompanhamento do desenvolvimento das empresas

Interação contínua com empreendedores cadastrados para divulgação das ações da CEVE.

Orientação para o perfil empreendedor

Você está preparado para estar à frente de um negócio?

Núcleo de Economia Criativa (NEEC)

Vantagens

- Ambiente propício ao desenvolvimento dos negócios
- Espaço Compartilhado de ideias
- Custos de operação reduzidos em virtude da inclusão de energia, internet e limpeza na taxa de ocupação do espaço público

Instalações

- Área total de 200 m² dedicada ao Núcleo de Economia Criativa
- Até duas estações de trabalho por empresa
- Uso das áreas comuns, tais como salas de reuniões e de treinamento, laboratório e auditório, mediante agendamento prévio.

 

 

 

 

 

 

O que é Economia Criativa

A Economia Criativa é um conjunto de opções de mercado que utilizam da criatividade, do capital intelectual e da cultura para gerar valor econômico. 

Há diversos segmentos dentro da Economia Criativa que podem ser explorados pelo empreendedor, dentre eles estão:

Patrimônio: Expressões culturais tradicionais e locais culturais.

Artes: Artes visuais e cênicas.

Mídia: Editoras e mídias impressas, além de materiais audiovisuais.

Criações funcionais: Design, novas mídias e serviços criativos.

Para quem é MEI (Micro Empreendedor Individual) existem diversos conjuntos de atividade envolvendo economia criativa, como por exemplo: Artesão(ã) em Cerâmica, Bordadeiro(a), Fotógrafo(a) e muitas outras opções!

Se você deseja sanar todas as suas dúvidas sobre Economia Criativa, faça o download da cartilha que reúne tudo o que você precisa saber sobre a questão!

Acesse o link para baixar o arquivo:

https://m.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/UFs/CE/Anexos/Cartilha_Economia_criativa_2019_final.pdf

 

 

Incubadora Municipal de Empresas

Vantagens

- Acompanhamento e Assessoria no desenvolvimento do negócio pela equipe do PROINTEC
- Ambiente propício para o desenvolvimento dos negócios em termos de infraestrutura física, tecnológica e de serviços
- Localização privilegiada
- Adaptações para certificação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA
- Especificações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA 
- Custos reduzidos
- Sinergia com o Arranjo Produtivo Local 

Instalações

- Salas de 38 m² com mobiliário básico;
- Espaços de uso comum, tais como salas de reuniões e de treinamento, laboratório e auditório, mediante agendamento prévio.
- Infraestrutura de redes de internet banda larga, telefonia e energia.

 

Fale conosco

secretaria@prointec.com.br

Av. Francisco Andrade Ribeiro, Nº 543, Família Andrade
Santa Rita do Sapucai - Minas Gerais
37500-000

35 3471 4287