Notícias

Voltar

Costart: uma empresa criada para conectar organizações e startups

publicado em 17/08/2020 às 15:34

Empresa é fruto do ecossistema de inovação em Santa Rita do Sapucaí, o Vale da Eletrônica, no sul de Minas Gerais

Ambiente coworking da Costart na Incubadora Municipal de Empresas

Criada para facilitar a colaboração entre organizações e startups, a Costart nasceu em meio ao ecossistema de inovação chamado Vale da Eletrônica, em Santa Rita do Sapucaí, Minas Gerais, onde atua no fomento à inovação e no crescimento acelerado das empresas.

Participante do PROINTEC – Programa Municipal de Inovação de Santa Rita do Sapucaí, desde 2019, a Costart mantém espaço coworking voltado para a conexão de empresas para o desenvolvimento de soluções para o mercado através de projetos e produtos inovadores.

Como surgiu a Costart

Fruto da aliança dos experientes José César Guiotti, graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas e em Governança Corporativa pelo IBGC-SP, e João Alfredo Rodrigues Paula, também graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, com especialização nas áreas de Marketing e Finanças, a Costart teve como sua precursora a empresa Ascon que foi a responsável por trazer os empreendedores para Santa Rita do Sapucaí. “Nossa história tem início em 2008 quando, ainda como Ascon – empresa de consultoria, assinamos um contrato para trabalhar em Santa Rita do Sapucaí onde passamos duas semanas e ao participarmos do PRIME – Programa Primeira Empresa Inovadora, da FINEP, já em 2009, pudemos conhecer o conceito de incubadora diferente do que tínhamos em mente através do movimento de incubação existente na cidade, que reúne a Incubadora Municipal, a do Inatel, da FAI e da ETE e comentamos entre nós o fato de estarmos em uma região com muito potencial para o desenvolvimento de negócios e, a partir daí, começamos nosso trabalho e conseguimos clientes também em Itajubá, Lambari, Alfenas e Varginha”, recorda João Alfredo.

A expertise em consultoria para empresas em gestão, finanças e estratégia, mentoria, cursos e palestras para startups de tecnologia e inovação, fez com que José César e João Alfredo, vindos da capital paulista, logo se conectassem com pessoas no sul de Minas que fizeram a diferença em suas vidas. Como é o caso do professor Renato Nunes, então reitor da UNIFEI – Universidade Federal de Itajubá, e Dani Lúcia Xavier, então diretora do Programa Municipal de Incubação, hoje secretária municipal de Ciência, Tecnologia, Indústria e Comércio e diretora do Programa Municipal de Inovação de Santa Rita do Sapucaí. “Nós não conseguimos clientes, nós conquistamos amigos com essas instituições e empresas que a gente trabalhou”, recorda João mencionando que o primeiro negócio em Santa Rita do Sapucaí foi fechado no banco da praça, tomando cerveja e comendo churrasquinho, num período de festa da cidade.

Com o fim do Programa PRIME em 2012 e com o surgimento do movimento Anjo no Brasil, naquele momento, por iniciativa de João Alfredo e José César, já estava criado em Santa Rita do Sapucaí o primeiro núcleo Anjo do Vale da Eletrônica, associado ao Anjos do Brasil, que começou a fazer investimento em startups oriundas das incubadoras. E foi aí que a empresa Ascon já consolidada cedeu lugar para a Costart, que apareceu como JJ Inovation num projeto apresentado em 2019 para a Dani Xavier que convidou para participar da IME - Incubadora Municipal de Empresas de Base Tecnológica Sinhá Moreira. “Partimos então para definir o modelo de atuação e passamos a conversar com parceiros na área jurídica, gestão de negócios, empreendedorismo e coworking. Estava criada a Costart, nascida em meio ao ecossistema de Santa Rita do Sapucaí”, destaca João Alfredo.

Enfim, em julho de 2019, após todo o processo de seleção e levar mais de três meses para montar sua sala na IME, a Costart passou então a oferecer espaço coworking, com infraestrutura completa para o fomento de negócios e conexão entre organizações e startups e para sua inauguração foi convidado o vice-presidente da IBM, Joaquim Fernando Campos, que realizou palestra no Prointec sobre o processo de Inovação nos próximos 5 anos na visão da IBM.

Infraestrutura Costart

Ao encontrar em Santa Rita do Sapucaí um ambiente colaborativo e inovador disponibilizado por um ecossistema de inovação que, constituído por empresas, universidades e governo, favorece o aprendizado, novas descobertas, o crescimento conjunto e o compartilhamento dos resultados em comum, a Costart surge como facilitadora do desenvolvimento dessa inovação, fomentando oportunidades para que organizações e startups possam interagir para encontrar soluções para seus empreendimentos e criar novos produtos, serviços e projetos que atendam necessidades do mercado. “Criamos a Costart como um pilar que oferece infraestrutura para colaborar para com o sustento dessa dinâmica econômica e, de maneira proativa, aplicar toda a metodologia que dominamos, adquirida por anos de experiência por mim e por José Cézar, para promover a conexão entre organizações e startups”, afirma João Alfredo.

Troca de experiências

Na opinião de João Alfredo os empresários têm que tratar a inovação como um processo contínuo, uma vez que é muito mais difícil “correr atrás do que criar algo inovador, pois inovar significa que erros até poderão ser cometidos e que se necessite até rever projetos, pois enquanto você está pensando em sua ideia com receio, tem milhares de pessoas a sua frente pensando em inovação”.

Com a experiência que seus sócios-fundadores possuem na análise de projetos nascentes, como investidores Anjo que são, a Costart instituiu uma reunião quinzenal com o objetivo de promover a integração dos empreendedores participantes da IME – Incubadora Municipal de Empresas, contribuindo para com as pessoas e empresas. Sobre essas reuniões João Alfredo argumenta que “muitos desafios permeiam um ambiente formado por um ecossistema como esse em que se encontra a Costart e nessas reuniões, realizadas atualmente em formato virtual devido a situação imposta pela pandemia, não existe a ideia de concorrência, mas sim a troca de experiências que proporciona a cada um dos envolvidos uma maneira de sair na frente em sua área de atuação. Do contrário terão que aprender tudo sozinhos”.

Serviço:

Costart - Colaboração entre empresas e startups com o objetivo de gerar Inovação e Crescimento

Av. Francisco Andrade Ribeiro, 543 – Família Andrade - Sala 10

Santa Rita do Sapucaí – MG

(35) 3471.4287 – (11) 99909.4909

http://costart.com.br/

Mais Notícias