Notícias

Voltar

Empresas ligadas ao PROINTEC lançam produtos voltados à prevenção e combate à Covid-19

publicado em 02/06/2020 às 10:13

Produtos desenvolvidos pelas empresas Fama Medical e BEE BioEcnommitted Evolution, ligadas ao PROINTEC - Programa de Inovação do Município de Santa Rita do Sapucaí, podem ser utilizados na prevenção e combate à Covid-19. O EspiroFama é voltado a realização de teste de sopro, exame que mede a função pulmonar, já o Space Clean e o detergente biodegradável são destinados à desinfecção de ambientes, objetos e pessoas.

A Fama Medical, desenvolvedora da solução Espiro Fama, dispositivo responsável pela espirometria, exame que mede a função pulmonar, também conhecido como teste de sopro, participou da Incubadora de Empresas do Prointec por cinco anos, período no qual desenvolveu a solução e licenciou a empresa junto a Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Em parceria com o Hospital Antônio Moreira da Costa (HAMC), de Santa Rita do Sapucaí, a empresa testará o EspiroFama quanto a usabilidade por meio de feedback dos profissionais de saúde que atuam no diagnóstico e reabilitação de pacientes com problemas respiratórios.

As principais vantagens do EspiroFama, quanto às outras soluções já existentes no mercado, são a tecnologia brasileira (desenvolvida em Santa Rita do Sapucaí-MG), o custo bastante reduzido em relação aos produtos concorrentes, o funcionamento por bluetooth e a possiblidade de ser integrado completamente ao sistema de prontuários dos hospitais.

Graduada em dezembro de 2019 no programa de incubação, a Fama Medical segue ligada ao Prointec, no âmbito da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Indústria e Comércio, que mantém também o Programa Municipal de Incentivo à Atração de Empreendimentos e Expansão de Empresas existentes no município.

A BEE BioEcnommitted Evolution é uma empresa que desenvolve tecnologias sustentáveis para aplicação em saúde, indústria e agricultura. Participante do Programa de Inovação de Santa Rita do Sapucaí desde janeiro de 2019, através da Incubadora Municipal de Empresas de Base Tecnológica, a empresa possui várias linhas de produtos em fase de pesquisa e desenvolvimento, tendo já finalizado duas soluções: o detergente biodegradável eficaz contra diversas bactérias, fungos e vírus, e o Space Clean, um nebulizador e aspersor de líquidos para desinfetar ambientes, objetos e pessoas.

Beneficiada pelo município com uma área de quase 700 m², a BEE está em fase adiantada de elaboração de projeto da planta do Centro de Pesquisa, de acordo com as exigências da ANVISA.

Mais Notícias