Notícias

Voltar

PROINTEC: 55 empresas graduadas em 20 anos de história

publicado em 02/06/2020 às 10:15

O PROINTEC - Programa Municipal de Inovação de Santa Rita do Sapucaí, instituído pela Prefeitura de Santa Rita do Sapucaí, teve início em 1999 com a implantação da Incubadora de Empresas. Ao comemorar 20 anos, em 2019, o PROINTEC registra em seu histórico 55 empresas graduadas e várias conquistas como instituição de fomento ao empreendedorismo, desenvolvimento e incentivo à pesquisa científica e tecnológica.

A criação do PROINTEC possibilitou ao município santa-ritense, em 2001, a conquista do Prêmio Mário Covas “Prefeito Empreendedor”. Em 2003 o PROINTEC recebeu da ANPROTEC – Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores o prêmio de Melhor Incubadora de Base Tecnológica e em 2014 foi vencedor nacional em duas categorias – equipes de Incubadora de Empresas e Empresas Incubadas – do Jogo do Empreendedorismo Avance 2014, promovido pela Endeavor Brasil.

Linha do tempo

1999 - Implantação da Incubadora com capacidade de abrigar 10 empresas

2000 - 1ª empresa graduada

2001 - PROINTEC é a base para a conquista do prêmio Mário Covas "Prefeito Empreendedor"

2003 - Conquista do Prêmio ANPROTEC - Melhor Incubadora de Base Tecnológica

2004 - Lançamento do Manual da Empresa Incubada

2005 - Conquista do Laboratório (apoio FINEP)

2011 - Implantação do Sistema de Gestão da Qualidade - Inauguração da nova sede com capacidade para 20 empresas

2012 - Inauguração da Casa do Empreendedor do Vale da Eletrônica

2014 - Vencedor nacional do Jogo de Empreendedorismo Avance 2014 em 2 categorias: equipes de Incubadora de Empresas e Empresas Incubadas

2015 - Autorização de funcionamento da ANVISA para fabricação de equipamentos médicos no 1º pavimento

2017 - Criação do NEEC - Núcleo de Empreendimentos Economia Criativa

2019 - 20 anos do PROINTEC - Adequações da Incubadora às exigências do MAPA - Ministério da Agricultura e Pecuária para empresas da área química

         - Incentivo à pesquisa científica e tecnológica

         - Prêmio Municipal de Inovação

         - Apoio às feiras tecnológicas e criativas

No PROINTEC são desenvolvidas as seguintes ações:

- a incubação de empresas e projetos de base tecnológica – Incubadora Municipal de Empresas Sinhá Moreira que oferece às Startups uma infraestrutura de 2 mil m² construída com especificações da ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária e adaptada ao MAPA – Ministério da Agricultura;
- a incubação avançada de empresas – Condomínio Municipal de Empresas com 15 mil m² de área construída;
- o apoio a empresas de economia criativa;
- o incentivo à pesquisa científica e tecnológica;
- o prêmio municipal de inovação;
- o apoio às feiras tecnológicas e;
- o apoio à criatividade – Espaço de Coworking, em ambiente de interação para empresas que usam criatividade como base de seus negócios.

Além do PROINTEC, no âmbito da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Indústria e Comércio, é mantido também o Programa Municipal de Incentivo à Atração de Empreendimentos e Expansão de Empresas existentes no município, através da Incubação Avançada de Empresas, em ambiente de pós-incubação no CME - Condomínio Municipal de Empresas “Ruy Brandão”, com uma área total de 25.400 m² e área construída de 12.500 m².

O CME conta com galpões industriais com áreas de 140 a 1.500 m², que abrigam empresas de base tecnológica das áreas de eletrônica industrial, eletrotécnica, desenvolvimento de softwares, telecomunicações, mecânica de precisão e empresas de apoio à suas atividades, como embalagens, ferramentaria e injeção de termoplásticos. São empresas criadas no próprio Município e também empresas atraídas pelo Programa de Atração de Novos Empreendimentos da Prefeitura.

Outros recursos oferecidos pelo Prointec

Casa do Empreendedor

Com o objetivo de orientar, simplificar e centralizar soluções a Casa do Empreendedor do Vale da Eletrônica (CEVE) reúne em um só lugar informações de diversos setores econômicos e oferece orientações de natureza legal, restrições e exigências relativas ao tipo de negócio, orientações para acesso ao crédito e também orientações consultivas em gestão de negócios. O Empreendedor Individual (EI), a Microempresa (ME) e a Empresa de Pequeno Porte (EPP) têm tratamento diferenciado nas Legislações Federal e estadual. Através dos serviços do Sistema MinasFácil e do Portal do Emprendedor, a CEVE é responsável pela integração e troca de informações entre os Empreendedores e o Poder Público nas esferas Municipal, Estadual e Federal, nos processos de abertura, alteração e encerramento de atividades de uma empresa.

Núcleo de Economia Criativa (NEEC)

Com área total de 200 m², o NEEC oferece ambiente propício ao desenvolvimento de ideias e negócios em espaço compartilhado e com custos operacionais reduzidos, em virtude da inclusão de energia, internet e limpeza na taxa de ocupação do espaço público. Os participantes selecionados têm acesso a até duas estações de trabalho por empresa e uso de áreas comuns, tais como salas de reuniões e de treinamento, laboratório e auditório, mediante agendamento prévio.

Para mais informações entre com contato através dos telefones: (35) 3471.4287 ou 3471.3049 ou por e-mail para secretaria@prointec.com.br ou ainda diretamente na sede do PROINTEC, Av. Francisco Andrade Ribeiro, 543 – Família Andrade, Santa Rita do Sapucaí, MG.

Mais Notícias