Notícias

Voltar

Cooperativa de Energia é a nova empresa selecionada para Incubadora PROINTEC

publicado em 08/06/2020 às 13:57

Objetivo da RENOVAECO é disponibilizar placas fotovoltaicas para públicos diversos para a geração de energia renovável na modalidade compartilhada (Foto: Rodrigo Renó, Dani Xavier e André Vale, após comunicado da aprovação no processo seletivo do PROINTEC)

Em nova reunião virtual, como forma de prevenção à disseminação da Covid-19, o Conselho Consultivo e Deliberativo do PROINTEC, presidido por Dani Lúcia Xavier, secretária municipal de Ciência, Tecnologia, Indústria e Comércio, de Santa Rita do Sapucaí, avaliou e aprovou a empresa RENOVAECO, proponente em atenção ao Edital 02/2019, para integrar a IME - Incubadora Municipal de Empresas de Base Tecnológica Sinhá Moreira. A RENOVAECO é uma empresa na modalidade cooperativa que atua na disponibilização de placas fotovoltaicas para a geração de energia renovável compartilhada.

Como empreendimento aprovado para ocupar uma das células de incubação da IME, a RENOVAECO se apresenta com 25 associados em sua fase inicial, disponibilizando tecnologia para diversos públicos, principalmente placas fotovoltaicas de forma compartilhada. Na fase avançada, a empresa pretende disponibilizar também outras tecnologias sustentáveis, tais como: motores de combustão interna por biogás, microssistemas de geração hidráulica (micro hidrelétricas), sistemas de geração distribuída eólicos e sistemas de biodigestão para produção de biogás para alimentar os motores de combustão interna e geração de subprodutos.

A RENOVAECO tem como empreendedores Rodrigo Renó, presidente, formado em engenharia mecânica pela UNICAMP, Campinas, SP, com especialização em engenharia da Segurança do Trabalho e Gestão de Projetos, com mestrado e doutorado em Engenharia Mecânica, e André Vale, engenheiro de produção pela FAI, Lean Six Sigma Green Belt e responsável pela gestão em empresa do ramo de energias renováveis também integrante da Incubadora Municipal de Empresas Sinhá Moreira.

Inovação

A inovação apresentada pela empresa RENOVAECO está no modelo de negócios que desenvolve, por se tratar de uma cooperativa voltada à democratização das energias a preço acessível e possibilidade do acesso a essas energias em suas diversas modalidades, propiciando a troca de insumos da área rural por produtos ou energia elétrica dos sistemas de geração distribuída.

Nesse modelo de negócio, proposto pela RENOVAECO e voltado para o público urbano e rural, é possível a compra de cotas de um sistema de energia de outro cooperado e, assim, também ter acesso a energia, aluguel de um sistema ou parte dele. “Recebemos com muita alegria a proposta RENOVAECO e, agora a aprovação do nosso Conselho Consultivo e Deliberativo, para que a empresa passe a integrar o nosso Programa de Inovação, como mais uma empresa que chega para ocupar uma célula em nossa Incubadora, como uma nova empresa para Santa Rita do Sapucaí inovando no modelo de negócio ao oferecer a possibilidade de um cooperado produzir energia elétrica através de um sistema fotovoltaico e trocar por biofertilizantes produzidos pelo sistema de biodigestão de outro cooperado, fortalecendo a economia circular local (ecossistema), ou seja, roda de insumos, produtos e subprodutos”, destaca Dani Xavier, secretária municipal de Ciência, Tecnologia, Indústria e Comércio, de Santa Rita do Sapucaí.

A Prefeitura de Santa Rita do Sapucaí, cidade conhecida como Vale da Eletrônica, é responsável pelo PROINTEC – Programa Municipal de Inovação por onde se desenvolvem as seguintes ações:

- a incubação de empresas e projetos de base tecnológica;
- a incubação avançada de empresas;
- o apoio a empresas de economia criativa;
- o incentivo à pesquisa científica e tecnológica;
- o prêmio municipal de inovação;
- o apoio às feiras tecnológicas e;
- o apoio à criatividade

Além do PROINTEC, no âmbito da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Indústria e Comércio, é mantido também o Programa Municipal de Incentivo à Atração de Empreendimentos e Expansão de Empresas existentes no município.

Para mais informações entre com contato através dos telefones: (35) 3471.4287 ou 3471.3049 ou por e-mail para secretaria@prointec.com.br ou ainda diretamente na sede do PROINTEC, Av. Francisco Andrade Ribeiro, 543 – Família Andrade, Santa Rita do Sapucaí, MG.

Mais Notícias